quinta-feira, 1 de abril de 2010

Plano de Aula - Os sistemas do corpo humano (Visita à Estação Ciência)


Série/Ano: 5º Ano
Disciplina: Ciências
Conteúdo: Os Sistemas do Corpo Humano (sistema muscular, sistema circulatório, sistema nervoso, sistema urinário e sistema digestório).
Objetivos:
• Conhecer os diferentes sistemas do corpo humano e os órgãos que compõem cada um.
• Compreender como os diferentes sistemas se relacionam e como contribuem para a integração de informações no corpo humano.
Estratégias:
1ª Etapa
Uma aula antes do passeio a professora solicitará que os alunos exponham seus conhecimentos prévios a respeito dos sistemas.

2ª Etapa
Durante a visita os alunos serão estimulados a responder as seguintes perguntas: Quais os órgãos que compõem este sistema? Onde ele se localiza no corpo humano? Quais as suas principais funções? Qual a relação entre os sistemas encontrados?

3ª Etapa
Ao retornar para a sala os alunos serão divididos em grupos de aproximadamente 6 alunos para que seja montado um seminário sobre os diferentes sistemas. Os temas serão: sistema muscular, sistema circulatório, sistema nervoso, sistema urinário e sistema digestório. O grupo poderá utilizar os registros realizados na visita e pesquisas feitas pela internet e livro didático. Cada grupo deverá apresentar em 15 minutos os órgãos que compõem o sistema, onde se localiza no corpo humano, as principais funções e como se relaciona com os demais sistemas. O seminário poderá ser realizado através da exposição de cartazes, arquivos de Power Point e transparências. Para a professora deverá ser entregue um trabalho escrito que contenham todas as informações que serão apresentadas.

4ª Etapa
Apresentação dos seminários e fechamento do conteúdo através da explanação da professora.

Recursos didáticos:
Cartolina
Canetinhas
Régua
Lápis de cor
Cola
Tesoura
Fita crepe
Computador
Data show
Tela branca
Retroprojetor

Avaliação:
Serão avaliados o material escrito, a elaboração dos materiais de apoio do seminário e os conhecimentos expostos pelos alunos à sala através dos seminários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário