quinta-feira, 1 de abril de 2010

Plano de Aula - Construção do número pela criança


Faixa etária: 4 e 5 anos

Disciplina: Grandezas e Medidas

Conteúdo:

  • Utilização dos números em diferentes contextos
  • Início da medição social do tempo
  • Localização. Leitura, interpretação de informação matemática em calendários.

Objetivos:

  • Ampliar e sistematizar as experiências vividas habitualmente com o uso de calendários.
  • Utilizar o calendário como fonte de informação e pesquisa para a leitura e registro de números.
  • Explorar as diferentes funções do calendário.

Estratégias:

Primeira etapa: Apresentação do calendário e localização da data.

Leve um calendário tipo folhinha para a roda do grupo. Pergunte quem tem um calendário parecido com esse em casa e como é utilizado. Explique que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.
Diariamente, uma das crianças (o ajudante do dia) será a responsável em localizar a data no calendário e escrevê-la na lousa para que seus colegas possam anotá-la em seus trabalhos. Inicialmente, é provável que você precise ajudar as crianças nessa tarefa, porém, é importante que progressivamente passem a realizar essa tarefa sozinha, ganhando autonomia.

Segunda etapa: Marcar datas importantes para o grupo (aniversários).

Leve o calendário para o centro da roda e ajude as crianças a marcarem a data de aniversário de cada uma. É possível que as crianças ainda não saibam as datas de seus aniversários, portanto, é importante que você consulte previamente as ficha de matricula de cada criança ou pergunte aos os pais ou responsáveis o dia do aniversário de seu filho.
Posteriormente, monte um quadro de aniversariantes da sua classe: coloque o nome, a data do aniversário e a idade de cada um.

Com o quadro pronto você pode propor questões como: quantas crianças fazem aniversário no mês de março? Qual o mês que tem a maior quantidade de crianças fazendo aniversário?

Esta atividade ainda poderá ser realizada para marcar e organizar as atividades e acontecimentos da rotina escolar (passeios, feriados, eventos realizados pela escola, etc.).

Material necessário:

  • Calendários de diversos tipos.
  • Papel Kraft
  • Canetinhas coloridas
  • Régua

Avaliação: O professor irá avaliar os alunos através da observação e do registro realizado no decorrer das atividades.

Fonte de pesquisa: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/cada-dia-sempre-novo-dia-428181.shtml. Acesso em: 04/03/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário