Disciplina: Grandezas e Medidas
Conteúdo:
- Utilização dos números em diferentes contextos
- Início da medição social do tempo
- Localização. Leitura, interpretação de informação matemática em calendários.
Objetivos:
- Ampliar e sistematizar as experiências vividas habitualmente com o uso de calendários.
- Utilizar o calendário como fonte de informação e pesquisa para a leitura e registro de números.
- Explorar as diferentes funções do calendário.
Estratégias:
Primeira etapa: Apresentação do calendário e localização da data.
Leve um calendário tipo folhinha para a roda do grupo. Pergunte quem tem um calendário parecido com esse em casa e como é utilizado. Explique que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.
Diariamente, uma das crianças (o ajudante do dia) será a responsável em localizar a data no calendário e escrevê-la na lousa para que seus colegas possam anotá-la em seus trabalhos. Inicialmente, é provável que você precise ajudar as crianças nessa tarefa, porém, é importante que progressivamente passem a realizar essa tarefa sozinha, ganhando autonomia.
Segunda etapa: Marcar datas importantes para o grupo (aniversários).
Leve o calendário para o centro da roda e ajude as crianças a marcarem a data de aniversário de cada uma. É possível que as crianças ainda não saibam as datas de seus aniversários, portanto, é importante que você consulte previamente as ficha de matricula de cada criança ou pergunte aos os pais ou responsáveis o dia do aniversário de seu filho.
Posteriormente, monte um quadro de aniversariantes da sua classe: coloque o nome, a data do aniversário e a idade de cada um.
Com o quadro pronto você pode propor questões como: quantas crianças fazem aniversário no mês de março? Qual o mês que tem a maior quantidade de crianças fazendo aniversário?
Esta atividade ainda poderá ser realizada para marcar e organizar as atividades e acontecimentos da rotina escolar (passeios, feriados, eventos realizados pela escola, etc.).
Material necessário:
- Calendários de diversos tipos.
- Papel Kraft
- Canetinhas coloridas
- Régua
Avaliação: O professor irá avaliar os alunos através da observação e do registro realizado no decorrer das atividades.
Fonte de pesquisa: http://revistaescola.abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário